09 março, 2023

Aprender línguas com quem as fala

O sistema de ensino em Portugal é uma nódoa, especialmente, no que diz respeito às línguas estrangeiras. Repetem-se as mesmas matérias, ano após ano e não se evolui. No meu caso foi assim. Em inglês aprendíamos muitos verbos, gramática e vocabulário, mas nunca falávamos uns com os outros e os professores comunicavam connosco em português.

Há uma urgência em alterar o sistema de ensino. Bem, olhando para o Mundo, há urgência em mudar tudo! O velho sistema tem que cair para dar lugar ao novo. Eu nunca fui uma pessoa de desistir. Sai da escola e percebi que não sabia falar inglês. 

Então comecei a procurar alternativas, mas o que encontrei foi mais do mesmo, cursos de línguas baseados no velho e deprimente sistema tradicional. Mas, nem tudo foi mau. Conheci uma professora que viveu muitos anos em Inglaterra e tinha um método completamente diferente daquilo que eu já vi. 

Era um método dinâmico, ela falava connosco em inglês e nós tínhamos de falar em inglês com ela, soubéssemos ou não. Ora, isto fazia-me sair da minha zona de conforto a 200% e hoje agradeço-lhe muito por isso, porque ela explicava tudo de uma maneira muito simples, descomplicada e às paginas tantas, quando dava por mim as matérias e os exercícios abarcavam todo o vocabulário, verbos, gramática. Foi um período em que evoluí muito. 

Certo dia, uma inglesa que vive perto da minha terra disse-me que um bom método para aprender inglês é ver filmes em inglês sem legendas. Então, como eu gosto muito de ver vídeos no Youtube descobri alguns canais de norte-americanas que gravam vídeos onde se podem ver as suas rotinas, arrumação, organização, decoração, limpeza, receitas, ou seja, tudo o que eu gosto. Então juntei o útil ao agradável.

Na altura pensei: isto é o ideal porque posso não entender nada no início mas como tenho bases, creio que com o tempo vou começar a compreender tudo o que dizem e assim foi. Na grande maioria das vezes a imagem acompanha a fala, então, para mim tem sido uma evolução BRUTAL. Já o faço desde 2020 e vou continuar, porque o caminho é por aqui. Deixo-vos algumas Youtubers que sigo: Amy Darley, Becky Moss e Melina Brook. Enjoy!


6 AM MORNING ROUTINE | STAY AT HOME MOM SCHEDULE | (Amy Darley)


ALL DAY CLEAN WITH ME // CLEANING MOTIVATION // HOMEMAKING // SUNDAY RESET // HOUSE HUNTING UPDATE! (Becky Moss)





INSANE CLOSET TRANSFORMATION | CLEAN + DECLUTTER + ORGANIZE | HOW TO ORGANIZE YOUR CLOSET 2022 (Melina Brook)





Se este conteúdo foi útil para si, deixe o seu comentário e partilhe o artigo nas redes sociais.




Partilhe

Ler também

Podcasts