Intitulei o Dr. Bezerra de Menezes como o médico dos olhos bondosos. É impossível ficar indiferente a este olhar tão calmo e benevolente. Há quem lhe chame o "Kardec Brasileiro" ou o "médico dos pobres". Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu em Riacho do Sangue a 29 de Agosto de 1831 e faleceu no Rio de Janeiro a 11 de Abril de 1900. Foi médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e uma figura marcante na divulgação da Doutrina Espírita.
Há poucos dias deparei-me com esta frase de sua autoria no Facebook.
"De nada vale o brilho da inteligência se o coração permanece às escuras."
Reflectindo sobre a frase levo-me a questionar: De que serve uma pessoa ser muito inteligente, mas não vê a simplicidade, a bondade, o bem, permanecendo, assim o seu coração às escuras? O Homem deveria usar a sua inteligência para ajudar-se a si mesmo e ao próximo em prol da Humanidade, do Todo.
Conheço tantas pessoas inteligentes, mas infelizmente ainda não se encontraram e continuam, desta forma, com o coração às escuras: umas cheias de ódio e rancor, inveja, maldade, egoísmo, outras sufocadas em vícios, outras ainda encobertas em uma profunda tristeza e mágoa. Resta-nos orar e pedir a Deus que as ilumine da melhor maneira no caminho do bem.
Para mais informações sobre a vida e obra do Dr. Bezerra de Menezes clique no link abaixo.