07 setembro, 2021

A cura através da pintura e da cor


Desde o ano passado que me dedico à pintura de livros de relaxamento. Aprendi que o nosso estado de espírito influencia e muito as cores que escolhemos para pintar determinado desenho. Se, por ventura, os nossos chakras estiverem desalinhados, poderemos ter tendência a pintar com as cores referentes a esses mesmos chakras e, consoante os nossos pensamentos e sentimentos no momento, as cores podem não ficar tão harmónicas e os desenhos não tão bonitos.


Aprendi também que o facto de estarmos concentrados a pintar com tanta minucia pode tranquilizar-nos, desenvolver a nossa concentração e curar as nossas feridas emocionais, porque enquanto pintamos viajamos ao passado, ao momento presente e até àquilo que ainda não vivemos mas gostaríamos de viver. 

No fim, podemos analisá-lo e, com a ajuda da nossa intuição, percepcionamos a mensagem que ele nos passa que, no fundo, é um reflexo do nosso estado interior. 


Métodos para pintar



A minha amiga Vanessa Dias, autora do blogue https://thewellbeingblogger.com/ gravou recentemente um vídeo sobre estas questões. Ela pintou um desenho e teve a ideia de criar um exercício para  fazermos. Ver aqui.







Tradução do exercício:


Por que colorir é bom para o bem-estar?

 Colorir é uma óptima maneira de acalmar ou libertar o estresse.



• Escolha uma emoção;
• Escolha 5 cores que você acha que representam essa emoção;
• Pinte o padrão com essas cores;
• Cole no seu Diário de Bem-estar quando terminar.


Achei muito curioso este exercício e desde aí passei a escolher as cores e uma emoção. É incrível como isso me tem ajudado. Ter um foco, um objectivo na hora de pintar ajuda-me a perceber ainda melhor o que se passa dento de mim ao nível emocional e inconsciente.

Achei também por bem pintar alguns desenhos de forma livre e escolher as cores intuitivamente e no fim analiso as cores que usei e os seus significados para perceber o que estava a sentir naquele momento; 

Ou então, foco-me numa emoção que quero trabalhar, uma palavra, um sentimento, um objecto, um situação, e escolho as cores que para mim representam essa emoção/sentimento.


Pintei estes desenhos




Para este desenho escolhi as cores e pintei.
No fim analisei o desenho e achei que as cores e a própria estrutura do desenho representam o EQUILÍBRIO.



Para este desenho escolhi as cores amarelo, verde e rosa e o tema escolhido foi o EU INTERIOR.
Ao analisar percebo que transmite EQUILÍBRIO e HARMONIA. 



Para este desenho escolhi a CORAGEM.
O lobo transmitiu-me que devemos ter coragem e força nos momentos difíceis. E a escolha das cores (amarelo claro, amarelo escuro, laranja e rosa) mostram-me que devemos ter não só a coragem, mas também muita calma na hora de decidir e tomar atitudes.


Este desenho desenho simboliza o RESPEITO PELOS ANIMAIS. A coruja representa também a espiritualidade e, agora que estou a escrever esta legenda, dou-me conta que escolhi mais uma vez as cores amarelo e a rosa. O rosa simboliza o amor incondicional que devemos ter por tudo: pessoas, animais, flora e fauna; o amarelo é a necessidade que sinto dentro de mim de ver o mundo animal protegido, com muita LUZ.




Este desenho representa para mim a ESPIRITUALIDADE.
As cores violeta, azul-claro e azul-índigo representam os chakras superiores e o rosa - amor incondicional - é o sentimento que deveríamos emanar sempre.



Por fim, este desenho é uma homenagem à MÃE NATUREZA que nos dá tudo!
Destaco a cor vermelha que faz conexão ao chakra vermelho, situado entre as ancas. Em estado de meditação, é usado para enraizar e levar as nossas raízes ao núcleo da Terra para recolhermos energia e ficarmos com ela. 
As energias telúricas também são importantes para estarmos bem focados, concentrados no aqui e agora e amparados. 



Se este conteúdo foi útil para si, deixe o seu comentário e partilhe o artigo nas redes sociais.




Partilhe

Ler também

Podcasts