Competir menos, cooperar mais |
Ao longo da minha jornada de
trabalho, tenho-me deparado com inúmeras situações, ou até mesmo relatos de
pessoas que afirmam terem problemas no emprego devido a que os chefes e/ou
colegas não ensinam “para que não se saiba mais do que eles”.
Ora, isto gera muito
desconforto para quem começa a trabalhar num novo local, pois não conhece nada
daquela empresa, as regras, a maneira de trabalhar, as pessoas, as rotinas, os
pormenores, porque, simplesmente, o próprio chefe e/ou os colegas directos não
são cordiais, não o instroem e, muitas vezes, põem de parte os novos
funcionários.
Razões
· Medo de perder o trabalho· Insegurança
· Maldade
· Baixa auto-estima
· Comparação
· Outras razões que desconheço.
Muitas vezes, questiono-me sobre
esta temática: por que razão as pessoas são assim? Vivemos numa sociedade
doentia, onde, diariamente, temos estímulos que nos empurram para competir e
não cooperar: é no desporto, é na internet, é nas escolas, é em todo o lado.
Não seria melhor dar a mão aos
colegas/funcionários novos, ajudares-lhes em tudo o que precisarem e assim o
trabalho em si, as relações humanas correriam melhor?
Se as pessoas começassem a
pensar desta forma: competir menos, cooperar mais, certamente que isso
geraria admiração por parte de quem está a aprender em relação ao seu
colega/chefe e não repulsa, mau estar e confusões como já vem sendo habitual.
As pessoas que têm medo de
perder o trabalho, que se sentem inseguras, [por não querer ensinar os
colegas], devem olhar para elas mesmas e para as suas capacidades. Comparar-se
com o outro é inferioriza-se ou tentar ser-se superior por algum motivo. Creio
que se a pessoa tem este tipo de comportamento é porque não está bem como ela
própria. Há que ter isso em conta.
Foto: mohamed_hassan | Pixabay