Neste breve texto irei abordar o racismo e o preconceito.
O racismo surgiu quando começaram as invasões dos territórios e a consequente escravatura. Não me vou situar na história, apenas me irei referir o que causou toda esta situação que perdura há milénios no nosso Mundo.
O racismo é uma atitude ou comportamento hostil e discriminatório em relação a uma determinada pessoa ou grupo de pessoas e que tem por base a sua origem racial.
O racismo está intimamente ligado ao preconceito, pois, infelizmente, têm-se comportamentos hostis face a outras pessoas devido às suas crenças morais, religiosas, sexuais ao seu estatuto social e económico.
Ao longo da história podemos observar inúmeros crimes contra as minorias, onde o ser humano não respeitou o seu irmão só porque é de uma outra raça, cultura, credo, condição social. Quantas e quantas vezes o cenário não se repete no nosso dia-a-dia.
Na minha opinião é uma bênção existirem outras raças e culturas na Terra, pois isso significa inúmeras aprendizagens acerca de outras culturas, modos de vida e de pensar, conhecimento profundo sobre a história daquele povo e país onde está inserido.
O ser humano nunca respeitou o seu irmão por se achar superior, mas o que ele desconhece é que somos todos iguais pois todos temos um corpo e um espírito. Somos todos iguais porque estamos aqui na Terra, o planeta-escola, a aprender e a evoluir como almas. Todos levamos dentro do nosso peito a centelha divina, deixada por Deus, a cada um de nós, aquando da criação da nossa alma.
Por isso, está na hora de darmos as mãos aos nossos semelhantes. A descriminação e o preconceito são armas que destroem sonhos, vidas, a felicidade e auto-estima dos nossos irmãos.
Somos todos UM!
Somos todos diferentes e todos iguais.