27 fevereiro, 2023

Cansei - por Sandra Andrade



Pintado por Sandra Andrade



Cansei…Cansei de tentar ser a menina boazinha. A simpática. A educada. A perfeita. Cansei das exigências da sociedade. Cansei da mania da perfeição. Cansei de tentar. Cansei de ver a podridão escondida por trás disso tudo. O teatro. A fantochada. Todos têm segredos. Todos tem um lado negro que tentam esconder. Cansei de ser acusada por dedos acusadores e impiedosos quando eles não são perfeitos.


Quando eles também cometem erros. Quando eles também escondem segredos. Quando eles também escondem culpas… Cansei desse teatro. Cansei de ser eu apenas pela metade. Sim eu tenho qualidades. Mas também tenho defeitos. Cansei de ser vista apenas ou maioritariamente pelos meus defeitos. Cansei de tentar esconde-los e haver sempre alguém que os vai desenterrar e mostrar em praça pública.


Cansei de tentar escondê-los quando eles sempre arranjam uma maneira de aparecer. Cansei de ser considerada culpada. Cansei de ser olhada de lado, recriminada. Cansei da hipocrisia. Sim eu sou escuro e claro. Luz e sombra. Defeitos e qualidades. Sim eu não sou apenas qualidades. Eu tenho um lado frágil. Negro. Um lado de que tenho vergonha porque me dizem que não é aceitável.


Não eu não sou perfeita. Eu tenho defeitos. E nada disso irá mudar. Nunca. Então eu decido sair à rua, sem máscara. Embora inicialmente me irá doer muito…(Já não doía anteriormente?) Vou sair sem máscara. Quem assim quiser irá ver o meu lado bom ou o meu lado mau, ou ambos… A decisão é deles. Não minha. Eu sou quem sou e sou como sou. Gabem as minhas qualidades e ficarei feliz. Discriminem os meus defeitos e eu não poderei fazer nada senão aceitar. Mesmo que doa.


Porque a partir do momento em que eu aceitar o meu lado escuro, eu serei capaz de me aceitar e verdadeiramente me amar. E nessa altura não terei medo de errar, mas também não terei medo, sentimentos de culpa, tristeza, em mostrar o meu lado bom. Porque eu sou um e o outro e nunca apenas um deles. Eu sou uma pessoa completa. Integro sombra e luz. É tempo de aceitarmos a nossa sombra e a nossa luz e se os outros insistirem em apontar a nossa sombra, deixá-los. Não nos diz respeito a forma como eles vêem a sombra nos outros e em si mesmos. Cada pessoa deverá seguir o seu próprio caminho.


Se este conteúdo foi útil para si, deixe o seu comentário e partilhe o artigo nas redes sociais.


Partilhe

Ler também

Podcasts