Hoje venho-vos falar de cinco livros que me marcaram. Eu adoro ler e mergulhar nas mensagens que os autores têm para nós, dá-me uma enorme satisfação. Gosto de pensar, reflectir e retirar sempre uma conclusão/aprendizagem sobre o que leio.
Alexandra Solnado - O Eu Superior e outras lições de vida
Sinopse: O que é o Eu Superior? O que é conectar-me com o Eu Superior? Jesus, pela mão de Alexandra Solnado, responde a estas e outras questões de uma forma simples e acessível a todos os que procuram subir aos céus para colherem informações para a sua vida e evoluírem na caminhada espiritual. Mensagens Recebidas de Jesus. Oferta de um CD com exercícios espirituais de conexão com o Eu Superior.
Comentário
O que dizer sobre a obra? Foi através dela que começou a minha longa jornada espiritual do despertar e expansão da consciência. Encontrei-a na biblioteca da minha cidade, em 2013, e nunca mais parei de ler livros com uma vertente espiritual.
Ainda que eu tivesse, na altura, dificuldade em entender determinados termos como o "Eu Superior", por exemplo, a leitura desta publicação mudou a minha vida, pois comecei a meditar, visto que o livro traz um CD de meditações e desde então iniciei o meu estudo sobre o outro lado do véu.
Recordo-me que o mais me intrigou foi o facto deste livro ter sido canalizado em Portugal, uma vez que eu conheço uma pessoa que publicou vários livros também com mensagens de Jesus, Sananda, no seu nome espiritual.
Vera M. de Carvalho - Violetas na Janela
Sinopse: Patrícia desencarnou aos dezanove anos, de forma tranquila: foi como adormecer e depois acordar no plano espiritual, entre amigos. Violetas na Janela apresenta o relato de uma pessoa consciente do que é a desencarnação. Narra com simplicidade as belezas que encontrou no plano espiritual, bem como as dúvidas mais prosaicas que teve. Patrícia descreve com clareza a colónia para onde foi levada, e, o mais importante: fala da ajuda que obteve dos familiares espíritas e do apoio psicológico que recebeu do pai, ao mesmo tempo que ensina ao leitor como se comportar face à morte de entes queridos.
Comentário
Sempre tive muita curiosidade em saber o que existe para lá do véu e como funciona o plano espiritual. Para onde vão os espíritos depois do desencarne? Podemos nós, no plano espiritual, ter contacto com os nossos familiares? Onde é o céu? Isso existe? E o inferno??? Existe também? Como vivem os espíritos no plano astral? Este livro trouxe as respostas que eu tanto queria. O Espiritismo de Allan Kardec, trouxe muita Luz e entendimento à Humanidade. Esta obra deu-me o conhecimento necessário para começar a estudar como se processa a encarnação, a desencarnação e o processo entre vidas.
Augusto Cury - A Ditadura da Beleza
Sinopse: O livro narra a trajectória de uma jovem modelo, admirada por sua beleza e invejada por seu corpo “perfeito”, mas que se achava feia e tinha a urgente necessidade de modificar seu corpo em busca do Padrão Inatingível de Beleza (PIB). A auto-rejeição levou a jovem a uma tentativa de suicídio.
Comentário
Vivemos numa sociedade doentia que vive em função do que os outros pensam, dos modelos/padrões e do estilo de vida impostos pelos media. O sistema quer pessoas doutrinadas, doentes, alienadas que vivam fora de si, que não se conheçam e que se comparem uns aos outros. O Ter sobrepõe-se ao Ser. Ter remete para o materialismo, poder, dinheiro e competitividade. O Ser implica que a pessoa vá dentro dela e se conheça, se liberte dos padrões e estilo de vida impostos e se cure espiritualmente.
Brian Weiss - Muitas Vidas, Muitos Mestres
Sinopse: Como psicoterapeuta tradicional o Dr. Brian Weiss sentiu-se espantado e ao mesmo tempo céptico quando uma das suas pacientes começou a recordar traumas de vidas passadas que pareciam conter a chave de pesadelos actuais e ataques de ansiedade. No entanto, esse cepticismo cedeu quando ela começou a canalizar mensagens do "espaço entre vidas" que continham revelações notáveis. Usando a terapia de vidas passadas foi capaz de curar a paciente e iniciar uma nova fase da sua carreira.
Comentário
Este livro foi a preparação para conhecer uma terapia que me ajudou a curar-me da ansiedade, da angústia e dos medos em que vivia. Através da hipnoterapia fui a vidas passadas, fui à criança interior e limpei muita densidade; descobri, igualmente, que muitas emoções influenciam quem somos hoje: somos o reflexo das nossas memórias de outras vidas.
Para quem não acredita em vidas passadas, basta recordar-se qual era a emoção negativa que predominava na sua infância, ou seja, o que a pessoa sentia muitas vezes, pois é nesse período da vida que se manifestam os karmas, visto que a criança tem mais dificuldade em defender-se. Estes temas estão intimamente relacionados com o Espiritismo, pois visam entender a reencarnação, entre outros assuntos relacionados.
Paulo Coelho - O Alquimista
Sinopse: O Alquimista apresenta-nos a história de Santiago, um jovem pastor que vê em sua profissão a liberdade com que ele tanto sonhava quando mais novo. Mas tudo muda quando ele se vê atormentado por um sonho que se repete em suas noites de sono.
Comentário
Este livro é simplesmente genial. Conta a história de um pastor, que vivia em Sevilha, e que começou a ter inúmeros sonhos sobre um tesouro. Decidiu, então, ir à sua procura... no Egipto! Atravessou o deserto e passou por muitas aventuras. Quando chegou ao destino e se deparou com as pirâmides, percebeu que o seu tesouro esteve sempre ao seu lado, em Sevilha. Estava enterrado ao pé de onde ele costumava dormir.
Isto é uma metáfora que nos remete para as seguintes questões:
- Muitas vezes procuramos fora aprovação, amor, por exemplo, ao invés de irmos dentro de nós.
- Muitas vezes "percorremos o mundo", damos voltas e mais voltas, passamos por situações, contornamos e, no fim, descobrimos que estava tudo dentro de nós: a verdade, o conhecimento, a sabedoria, o entendimento, as respostas às nossas dúvidas.
- Muitas vezes, procuramos o tesouro (auto conhecimento) fora de nós e comparamo-nos aos outros, quando na verdade, esse autoconhecimento - o tesouro - esteve sempre perto/dentro de nós.
- Muitas vezes, passamos por aventuras, perigos, conhecemos pessoas que nos trazem mensagens, lições e aprendizagens, para depois voltarmos para casa, para dentro de nós, pois o tesouro esteve sempre lá, à nossa espera. Mas tínhamos que aprender primeiro antes de encontrarmos o dito tesouro.
O tesouro não é mais do que o nosso percurso até ao nosso despertar/auto conhecimento: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? O que estou aqui a fazer na Terra?